sábado, 1 de setembro de 2012

Getúlio – 1882-1930

Estou lendo Getúlio – 1882-1930, de Lira Neto, o primeiro livro da trilogia, que mostra os anos de formação à conquista do poder.
Companhia das Letras, 630 páginas.

A obra tem recebido boa acolhida de especialistas do mundo acadêmico. As resenhas publicadas em jornais e revistas têm sido positivas.
Sobre o livro, o autor disse ao jornal Zero Hora que vinha flertando com o tema há vários anos. “Sempre me surpreendeu o fato de Getúlio ainda não ter sido alvo de uma biografia jornalística, moderna, exaustiva”, salientou.
Lira Neto já lançou cinco biografias antes de Getúlio. O Poder e a Peste: A Vida de Rodolfo Teófilo (1999), Castello - A Marcha para a Ditadura (2004), O Inimigo do Rei: uma biografia de José de Alencar (2006), Maysa - Só Numa Multidão de Amores (2007) e Padre Cícero: Poder, Fé e Guerra no Sertão (2009).
"Esse livro, como todos os outros que escrevi, pretende ser apoiado, essencialmente, em fontes primárias. Não é uma simples pesquisa bibliográfica. Queremos trazer à luz uma série de documentos pouco visitados pela historiografia ou, em grande parte, absolutamente inéditos", destaca.
Como bem frisa Boris Fausto na contracapa da obra, “Seu livro contribui significativamente para a compreensão do personagem que, para bem ou para mal, foi a maior figura política do Brasil no século XX. Este primeiro volume da trilogia Getúlio vai do nascimento de Vargas a sua ascensão ao poder, no bojo da Revolução de 1930”.

Salta aos olhos a importância do Rio Grande do Sul, de seus inúmeros políticos nas primeiras décadas do século XX e dos entreveros sangrentos e também as inúmeras revoluções e levantes pelo país.
E como morreram civis e soldados por este Brasil, contrariando o lugar comum que afirma não ter havido revoluções neste território.
Obra imperdível para se conhecer um país em dramática formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário