quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Amurel divulga índice da Firjan.

Laguna está à frente somente de... Sangão e Imaruí
Há quem não divulgue números e estatísticas quando negativos. Sou de opinião contrária. Tem que ser divulgados para tomadas de posições por parte dos nossos governantes. Esconder esses números da população é o que não se deve fazer.

Por exemplo: no início de dezembro foi divulgado pela Amurel o índice Firjan de Desenvolvimento Municipal, que é um estudo feito pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, de acompanhamento de todos os municípios brasileiros em três áreas: Emprego & Renda, Educação e Saúde.

Ele é feito exclusivamente com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
De leitura simples, o índice varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade. Além disso, sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.
O ano-base do levantamento é 2010.

No ranking nacional Laguna ficou em 2.198º lugar; e no estadual em 225º, com o índice de 0,6761. Ganhamos somente de... Sangão e Imaruí. Estamos mal na fita, essa é que é a verdade. A que ponto chegamos...
Tubarão, Braço do Norte e São Ludgero estão nos primeiros lugares entre os municípios que compõe a Amurel.
Cabe agora à nova administração da Laguna (governo Everaldo dos Santos/Ivete Scoppel) pelos próximos quatro anos, um trabalho incessante para alterar esse índice e fazer o município subir no ranking de Desenvolvimento.
Confira os índices:

Nenhum comentário:

Postar um comentário