sábado, 19 de janeiro de 2013

Carnaval de Praia da Laguna 2013

A essa altura dos acontecimentos a maioria de vocês já deve saber que vai acontecer mudanças no carnaval da praia do Mar Grosso este ano.
Alguns leitores deste Blog me perguntam por telefone, na rua e através de e-mail qual a minha opinião sobre a mudança. Lá vou eu meter minha colher já muito usada onde não fui convidado.
O desfile de Blocos, das avenidas João Pinho e Senador Galotti, vai passar para beira-mar, na avenida ex-Rio Grande do Sul, hoje Maurílio Kfouri.

Já o Bloco da Pracinha seguirá tradicionalmente seu trajeto, partindo da Praça Souza França, seguindo pela Getúlio Vargas, no Magalhães, e adentrando o pequeno trecho da João Pinho. Aí sim a alteração, pois descerá pela antiga rua São Joaquim (do Molhes) hoje Adércio Pinho Remor, daí pegando o circuito beira-mar.
(Aliás, sobre essas mudanças de nomenclaturas de vias, estou preparando um comentário para breve, afinal, se foram alteradas tem que ser citadas em releases as novas denominações. Ou não?).

Antiga reivindicação de moradores e comerciantes


A mudança do carnaval de praia é uma antiga reivindicação dos moradores daquele Balneário, e principalmente dos comerciantes das duas principais avenidas, asfaltadas, que se sentiam prejudicados com o total engessamento das vias.
Até hoje muitos prefeitos falaram em alterar o carnaval de praia, mas nenhum a executou. Ficaram somente no verbo. O último, que ficou oito anos, não quis ou não teve coragem de efetuá-la, sei lá.

Mas Everaldo dos Santos quer um governo de mudanças, seu mote de campanha e bem por isso, creio, topou o desafio. E é isso que é, um grande desafio, afinal alterar locais e trajetos tradicionais de carnaval sempre é uma temeridade, principalmente a pouco mais de um mês de governo.
Mas se o pessoal deseja...

“O carnaval 2013 será mais moderno e organizado. Essa troca de local oferecerá mais conforto aos foliões”, salienta o prefeito Everaldo dos Santos.

 “Nós queremos qualificar o carnaval. A mudança é fundamental para contribuir com a economia do Mar Grosso, bares e restaurantes poderão ficar abertos. Rede elétrica não irá atrapalhar”, explica o secretário de Turismo, João Carlos Fagundes.

Grande aparato logístico


Constato que um grande aparato logístico está sendo montado, até porque praticamente tudo será novidade. Do lugar da concentração dos Blocos (Skentai, Rosa e Pangaré) na Praça Francisco Pinho, ali na boca do Iró, a um chamado Palco de Shows, na Praça Seival, defronte ao Molhes. No circuito do trio, camarotes e o bolsão de carro de som e barzinhos padronizados, informa a secretaria de Comunicação Social da prefeitura. E reuniões já foram efetuadas com moradores e comerciantes que me parece terem recebido muito bem as alterações.
Evidentemente que muitas análises e questionamentos estão sendo feitos quanto ao trânsito, limpeza e segurança, por exemplo.

Diz o informe da prefeitura que na folia de 2013, 300 seguranças serão contratados. Os banheiros químicos serão 250. Um espaço definido para bares. A fiscalização irá trabalhar 24 horas, em ações conjuntas com a vigilância sanitária, fiscais de obras, serviços públicos e tributos.

Equipe de limpeza terá duas frentes. Uma após a passagem do trio, e outra ás 4h, ao fim da festa. A expectativa é não deixar acumular o lixo.
O trânsito de veículos nos dias da folia não será permitido na avenida Beira-Mar. Exclusivamente para pedestre. Os moradores irão receber dois adesivos por apartamento, onde irá autorizar a passagem dos veículos na margem direita.

A partir das 16h, exceto na sexta-feira, a concentração dos blocos inicia. Retire seu carro da rua e coloque nas ruas transversais. São 18 ruas, apenas 4 proibidas para estacionamento, com via livre para emergência ligando avenida a orla. As ruas largas terão estacionamento nos dois sentidos. As ruas estreitas serão colocadas placas de proibido estacionar.
A Polícia Militar está aumentando em mais 50 soldados no efetivo para ajudar na fiscalização.
Na Praça Moreira Netto (do Vila) estarão concentrados os responsáveis pela segurança e saúde. No entorno da praça será efetuada a delegacia móvel, Polícia Militar, Conselho Tutelar e outros

Outra preocupação são os pequenos blocos que realizam o trajeto atrás do trio elétrico, que poderão interromper o trânsito de veículos nas proximidades da Praça do Iró. O secretário já adiantou que a Polícia Militar deverá encontrar uma medida que será comunicado nos próximos dias.

Dúvidas

Uma das grandes dúvidas é se os milhares de foliões que vêm curtir o carnaval e se concentram há dezenas de temporadas em casas, apartamentos e nas avenidas João Pinho e Senador Galotti, vão se deslocar efetivamente à beira-mar. As duas avenidas asfaltadas, vale lembrar, estarão abertas livremente ao trânsito. E os sons particulares? E as concentrações defronte as casas e garagens? Como controlar as pessoas? E como ficam os veículos que acessam a Laguna pela avenida Castelo Branco e Iró? E os estacionamentos para milhares de veículos que não poderão fazê-lo à beira-mar?

Há muitas dúvidas e muitos problemas a resolver, a equacionar. É, realmente, um grande aparato logístico. Não é brincadeira não.
Será um grande aprendizado e, problemas constatados, outros, poderão ser solucionados no próximo carnaval. Há que se experimentar essa mudança.
No mais, se posteriormente constatar-se entre todos os interessados, inclusive público folião, que a mudança não valeu, não surtiu o efeito desejado, há sempre a alternativa de poder-se voltar ao trajeto anterior.
Enfim, estamos torcendo para que tudo corra bem e que seja o melhor carnaval de todos os anos.

6 comentários:

  1. Acredito que esta mudança de trajeto dos blocos é dar murro em ponta de faca. Há alguns anos atrás, na gestão Cadorin houve esta alteração com o patrocìnio da RBS, o "Carnasul", um fracasso de público. Os foliões continuaram concentrados na Av. Senador Galotti como de costume. Não sei se pela distância do evento ou pela tradição alicerçada na Sen. Galotti. Quanto a reinvidicação de moradores, estes mesmos residem em Laguna ou veraneiam nesta cidade? E comércio? 3 farmácias, uma padaria, 2 mercados? Qual a real intenção na mudança do local? Os foliões continuarão na Galotti, fato!

    ResponderExcluir
  2. O leitor se manifestou, mas só se identificou pelo primeiro nome. Há muitos Andrés por aí, não sei de quem se trata e não iria aprovar seu comentário, mas vou abrir uma exceção. Só desta vez, não vão se acostumar e só porque algumas informações foram fornecidas erroneamente em seu comentário. Quanto a algumas dúvidas e opiniões sobre a mudança, respeitemos, como sempre.
    Vamos lá, por partes como diria o Jack: O “Carnasul”, evento bancado pela RBS, aconteceu no carnaval de 2000 – último ano de gestão do prefeito João Gualberto Pereira e não do Cadorin e tratava-se de outra coisa. Numa arena montada à entrada dos Molhes, fechada e cobrada, vários shows no palco. Portanto não era um circuito de carnaval de blocos de rua. A Associação dos Moradores e Sindicato de Bares, Hotéis e Restaurantes aprovaram a mudança. Não está havendo protestos dos moradores dos imóveis situados na orla.
    Realmente há uma tradição do carnaval de rua na senador Galotti e João Pinho e concordo que também há dúvidas de como o público vai se comportar. Quanto a dizer que não existe quase comércio nesta vias? Discordo totalmente. Depois que o calçadão (rua Tubarão) acabou, praticamente todo o comércio da praia está situado nelas. No mínimo seis hotéis, quatro pizzarias, restaurantes, barzinhos, vídeos-locadoras, posto de gasolina, imobiliárias e TODAS as lojas, que se sentem prejudicados. Vamos aguardar para comentar.

    ResponderExcluir
  3. Acredito que a mudança vai ser melhor, talvez no primeiro ano alguma coisa não agrade, alguns foliões até se acostumar que agora vai ser na beira da praia pode levar alguna tempo. Mas acho que o que mais irrita é os carros com som alto. Isso tem que acabar. Luís Eduardo Ulysséa Rollin

    ResponderExcluir
  4. oii gostaria saber se vai poder ter som automotivos?ou serão apenas show?e que ouvi falar que seria ate guinchados os carros aii pra n ficar na duvida resolvi perguntar.Desde ja mt obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Karoline, de acordo com informações da prefeitura, constantes em seu site, haverá um único bolsão de som, com os vários veículos ligados numa frequencia FM - Única. Não poderão haver carros de som nas avenidas. Para saber mais, clicar no site da prefeitura, link ao lado deste blog.
      Um abraço.

      Excluir
  5. A programação do carnaval pode ser acessada no seguinte endereço:

    http://www.laguna.sc.gov.br/noticias.php?cod_noticia=6303

    ResponderExcluir