quarta-feira, 10 de abril de 2013

Monumentos públicos ao abandono e na escuridão

Vereadores Rodrigo Luz de Moraes e Antônio da Silva (PR) requereram ao prefeito Everaldo dos Santos que determine ao órgão competente da Administração Municipal a instalação de “ILUMINAÇÃO POTENTE” nos seguintes espaços públicos:
a) Pátio de estacionamento e de embarque e desembarque de passageiros na Estação Rodoviária Municipal;
b) Praça Donga Mattos, conhecida como praça do Destak Lanches, sito à Av. Senador Gallotti, nº 26, bairro Mar Grosso;
c) Monumento ao Trabalhador, grandioso monumento conhecido como a rótula das “Estátuas”.

“Os acima citados espaços públicos, além da óbvia importância que tem para Laguna, precisam ser revitalizados a exemplo da ótima iluminação pública recentemente instalada defronte ao Ginásio Bertoldo Werner.
As medidas também se fazem necessárias por questões de segurança pública, haja vista que a má iluminação hoje existente naqueles locais, propiciam a aglomeração de elementos suspeitos e de usuários de drogas”, argumentam os vereadores.

Vereadores Rodrigo Luz de Moraes e Antônio da Silva, não são somente esses locais que precisam de iluminação pública. Além das dezenas de postes no centro e bairros que continuam, após 100 dias de governo, com suas luminárias queimadas, a quase totalidade dos monumentos públicos da Laguna também continua abandonada e às escuras. Placas de bronze foram furtadas e nunca mais repostas.
Com exceção da Estátua de Nossa Senhora da Glória que está iluminada, TODOS, repito, TODOS os monumentos públicos, históricos da nossa cidade estão no abandono e na escuridão, precisando urgentemente de limpeza, revitalização e iluminação potente. Precisa de projetos para isso?

Na mais completa escuridão estão:

a)        Praça e Monumento  de Tordesilhas;
b)       Estátua e Museu Anita Garibaldi;
c)        Busto de Garibaldi;
d)       Casa de Anita;
e)        Estátua do fundador da Laguna, Domingos de Brito Peixoto;
f)          Busto de Clito Araújo, herói lagunense/brasileiro da FEB, morto na Segunda Guerra;
g)         O busto de Jerônimo Coelho e monumento à maçonaria, ainda são iluminados pelas lâmpadas da Praça, mas bem merecem uma iluminação direta e exclusiva.

Outro local que há meses encontra-se também na mais completa escuridão são as Docas do centro histórico, lugar aprazível, com suas canoas e barcos, verdadeiro cartão-postal. No governo anterior dois holofotes nas extremas foram lá instalados, mas queimados, nunca foram substituídos.
Penso que paralelo à elaboração de grandiosos projetos em busca de verbas para o turismo e cultura, a médio e longo prazo, deve-se, repito, fazer-se a lição de casa.
É o que a população no mínimo espera e para isso 16.669 (64,69%) eleitores votaram, esperançosos por uma Laguna diferente e melhor.

4 comentários:

  1. Valmir, onde é esse Busto de Clito Araújo, que não conheço?

    ResponderExcluir
  2. Márcio, o busto de Clito fica naquela praça entre a rua Calheiros da Graça e avenida Colombo Machado Salles, na Paixão, defronte à sede da Polícia Militar Ambiental.

    ResponderExcluir
  3. "Aproveitando a deixa", como diria alguém, pergunto a quem cabe a responsabilidade pelo parque onde está erigido o monumento em honra a NS da Glória; de quem é a responsabilidade pela manutenção do monumento inaugurado na década de 50, pois pelo que se vê qualquer dia desses vai começar a apresentar rachaduras e sem que ninguém se manifeste irá ao chão fazendo parte do rol dos "Laguna já teve". Nos bons tempos quem mantinha o horto daquele espaço era a Congregação Vicentina, há tempos que não ouço falar nessa Congregação, será que ainda existe ou "alguém" espera que uma verbinha caia dos céus para aparecer o responsável assim como alguém quis ressuscitar o Barriga Verde? Carlos Araújo Horn

    ResponderExcluir
  4. Voltando para uma correção: Quando falei em "Congregação Vicentina", se é que também existe, quis dizer CONGREGAÇÃO MARIANA. Carlos Araújo Horn

    ResponderExcluir