terça-feira, 9 de julho de 2013

Semana Cultural da Laguna deste ano tem data alterada

Tradicionalmente, desde que foi criada, em 1981, a Semana Cultural da Laguna acontecia anualmente de 23 a 29 de julho. Uma semana de programação, culminando o encerramento do evento com a data de aniversário do município, onde uma homenagem era efetuada aos pés da estátua do fundador Domingos de Brito Peixoto, com corte de bolo, fogos, banda, etc.

Este ano, a Fundação Lagunense de Cultura informa, via secretaria de Comunicação Social da prefeitura, que o período foi alterado e passou a ser de 29 de julho a 4 de agosto. Não foi dito o porquê da mudança.

Quatro de agosto foi a data em 1849, que aconteceu a morte de Anita Garibaldi, mas imagino que ninguém vai querer “comemorar” aniversário de morte, até porque o dia em homenagem à Heroína Lagunense é 30 de agosto, data de seu nascimento em 1821, conforme Lei estadual nº 15.486/2011, aprovada pela Assembleia Legislativa, projeto de autoria da deputada Ângelo Albino.

Enfim, como a programação da 32ª Semana Cultural ainda não foi divulgada, não posso publicá-la. Aguardemos.

Mas posso escrever algumas palavras sobre como eu vejo a Semana Cultural desde o seu início, num rápido retrospecto. Eis:

O surgimento da Semana Cultural

A Semana Cultural da Laguna começou em 1981, no governo do prefeito Mário José Remor. Tinha entre seus padrinhos, baluartes, os considerados intelectuais Salun Nacif e José Paulo Arantes que eram, respectivamente, presidente do Conselho de Cultura e secretário de Educação do governo municipal. Contavam também com o apoio de Manoel Américo de Barros e Abelardo Calil Bulos.
Desde que foi criada e até o governo de João Gualberto Pereira (1983-1988), a Semana Cultural fez e aconteceu. Um sucesso que atraia a população, rede escolar e muitos visitantes, além da mídia do estado que ajudava na divulgação do evento.

Tenho até hoje uma medalha da 1ª Semana Cultural, onde obtive o 3º lugar no Concurso Literário/Crônicas, com o texto “Monólogo da Volta”, que através de convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, foi publicado na Revista Discente nº 4, editada pela Universidade. Era reitor da UFSC, o professor Ernani Bayer.

Também participaram da antologia, José Genário Machado, com “Um velho na praça pensando”; Karim Calil Bulos, com “Os dias sempre são diferentes”; Sílvia Maria Oliveira, com “Sempre vou lembrar”; Jacqueline Soares Bulos, com “Minha chegada a teu mundo” e “Numa seca manhã”; e José Carlos Ramos, com “Fé na vida”.
Prefácio da obra feito pelo saudoso professor Lauro Junkes.

Semana Cultural caiu na mesmice

Com o passar dos anos, a Semana Cultural caiu na mesmice, começou a repetir-se. As mesmas exposições, os mesmos grupos se apresentando, as mesmas pessoas... o público começou a desinteressar-se.

Além do mais, alguns governantes, no passado, poucos afeitos à cultura, em muitas Semanas Culturais apenas cumpriram o calendário, por obrigação, sem maiores novidades, sem empolgação mesmo. Saiu, inclusive, do âmbito do Conselho de Cultura e passou para a Fundação Lagunense de Cultura, surgida em 1993.

Exceção do Relicário Musical, criado com sucesso pelo secretário de Turismo Waldyzinho Sant’Anna no segundo governo de João Gualberto Pereira (1997-2000). Depois alteraram, na administração seguinte, o nome para Noite da Seresta.

Até que no governo Cadorin (2001-2004), sejamos justos, surgiu o espetáculo da “Tomada da Laguna”, que timidamente iniciado, tomou vulto, transformando-se, reunindo atores de grupos teatrais, músicos, e atores e atrizes globais, a ponto do espetáculo tornar-se caríssimo, ser o evento principal da Semana Cultural e “engolir” as outras atrações, as manifestações folclóricas e culturais de nossa terra que se realizavam na data.

O espetáculo foi tão bem recebido pela crítica e público, com uma competente mídia de divulgação, que continuou sendo promovido mesmo no governo posterior. Com outra roupagem e nome, é bem verdade, “A República em Laguna”.

E é isso. Assessores da Fundação Lagunense de Cultura em governos anteriores me disseram que as ideias e planos eram muitos, mas esbarravam sempre na falta de um maior orçamento da Fundação exclusivo para o evento.

Aliás, a Fundação Lagunense de Cultura com o tempo penso que fugiu bastante de suas atribuições originais, passando a ser utilizada quase que exclusivamente como um órgão captador de grandes recursos para o Carnaval, Tomadas e Repúblicas.

Para realização da Semana Cultural a verba era diminuta, com assessores de pires na mão, impossibilitados de maiores investimentos, solicitando ajuda de empresários lagunenses para sua realização, até na compra do bolo de aniversário da cidade. Uma humilhação.


Esperamos que a Semana Cultural da Laguna, agora em nova administração, volte a ter o brilhantismo de seus primeiros anos, enaltecendo a cultura local, nossos artistas, gastronomia e elevando Laguna ao patamar de terra da cultura.

3 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Valmir! Bons momentos vivemos.

    ResponderExcluir
  2. Valmir referente a data onde vc fala que até 1988 a "Semana Cultural fez e aconteceu". Na verdade ela continuou nas administrações seguintes. Nelsinho, Zanini, Nazil e Joãozinho. inclusive no mandato do Nelsinho tivemos pela primeira vez a apresentação da Esquadrilha da fumaça, acontecia também homenagem com o título ou comenda(não sei o nome certo) Domingos de Brito Peixoto na qual se lembrares Santos Guglielmi, Mengalvio e outros foram homenageados. Tinha apresentações das bandas, coral, teatro, tinha corte do bolo dentro do centro Cultural(hoje o bolo é cortado na frente da estatua de Domingos B. Peixoto em frente ao cine Mussi). Todos os clubes da Laguna tinha algo a apresentar(exposição de algum artista). Na minha opinião depois que começaram a dar mais valor a Tomada de Laguna esses eventos foram esquecido. Luís Eduardo Ulysséa Rollin

    ResponderExcluir
  3. Valeu! É bom que as pessoas acordem e lembrem que Laguna é muito mais que apenas a apresentação da Tomada de Laguna. São matérias desta natureza que fazem retornar valores esquecidos. Parabéns!

    ResponderExcluir