quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A famigerada novela do “depósito para cães” continua

Jornais Notisul e Diário do Sul desta quarta-feira abordam o famigerado problema do canil municipal da Laguna, situado na Barbacena.
Se é que aquilo pode ser considerado um canil. Pra mim não passa de um depósito de bichos, tanto que a prefeitura da Laguna está proibida pelo Ministério Público de recolher novos animais para o tal local.
Se o Ministério Público proibiu é porque o chamado canil não tem condições de abrigar animais.

Algumas pessoas que lá estiveram no sábado, 27 de julho último, constataram que as condições continuam precárias.
Vejam algumas fotos tiradas e postadas no facebook:







Uma das pessoas que lá esteve levando papelão e ração escreveu:
“Nem nas fotos dá pra mostrar o quanto esse local está podre! O cheiro é horrível, no pote de água parecia que tinha sopa e não água, os cachorros pisoteiam as fezes. E o pior é a carinha deles que parecem estar pedindo socorro. Nunca na minha vida eu fiquei tão impressionada com algo como fiquei ao chegar lá...”

Outra pessoa desabafou:

“Este é o Canil de Laguna, feito pela “administração anterior” e a atual administração parece que não está dando muita importância para estas vidas.
Sabemos que estão em fase de termino de processo administrativo de licitação para um novo canil, mas perguntamos: porque não tem veterinário contratado para cuidar destas vidas? Porque não alugam um lugar provisório para tirar estes animais deste local que está contaminado e onde eles possam se aquecer neste inverno gelado? Porque alguns animais estão tão magros? Por quê a sujeira continua a mesma? Por quê?”

As fotos mostram claramente a sujeira e há depoimentos testemunhais. Não como negar.
Que tal se uma comissão de vereadores comparecesse no chamado canil para também testemunhar e constatar a real situação?

Leiam as matérias dos dois jornais. Volto em seguida:


O secretário de Saúde Luiz Felipe Remor, sempre muito falante, contesta, mas ele mesmo lá esteve tempos atrás e constatou in loco o problema.

O que se está querendo é uma solução urgente. Foi herdado da administração passada, não resta dúvida, mas tem que ser resolvido e para isso um novo governo foi eleito. Era a esperança de todos nós e os meses estão se passando.

Esse novo canil a ser construído/alugado no sítio Bonanza, conforme informou o secretário, está sendo prometido há meses. Já vamos para agosto e até agora nada. O secretário Felipe acena para o mês de setembro. Será deste ano, secretário?
Em maio de 2013 as promessas já eram as mesmas, as mesmas palavras. Constate em matéria postada no site da prefeitura:


O que se pergunta é por que essa licitação é tão demorada? Por que a Camargo Corrêa ainda não disponibilizou os recursos como compensação ambiental? O que está faltando? Que problemas burocráticos são esses? Por que a elaboração de um edital para contratação de uma clínica demora tanto?
Sobre a castração e vacinação dos 64 animais conforme o secretário de Saúde, tenho informações dessas pessoas que lá estiveram no último sábado, que hoje restam menos de 40 animais no local. E será que são os mesmos? Onde estão os restantes?

Vereador Zezinho Siqueira quer informações e cópias de documentos
Aliás, vereador José Luiz Siqueira, em sessão de 25/06/2013, antes do recesso, protocolou Requerimento nº 558/13.

Nele o vereador Solicita ao Sr. Everaldo dos Santos, Prefeito Municipal de Laguna, informações acerca da falta de veterinário e medicamentos no canil municipal, bem como, cópia da licitação e do contrato de prestação de serviço de castração dos animais”.

Vereadores se preocupam com o problema
Outros vereadores da Laguna também já se manifestaram sobre a situação dos cães e do canil e apresentaram Requerimentos pedindo providências por parte do Executivo, ou seja, do prefeito Everaldo dos Santos. Leiam:

Sessão 28/02/2013

Vereadores Andrey Pestana de Farias e Rogério Medeiros
“Req. nº 125/13 - solicita ao Sr. Everaldo dos Santos, Prefeito Municipal, colaboração no sentido de proceder à confecção de termo de convênio com clinicas veterinárias do Município de Laguna, a fim de possibilitar amenização do problema relacionado aos cachorros que se encontram nas ruas, enquanto não se consegue a efetivação da construção de uma clínica veterinária municipal. É de conhecimento notório, que um grande problema por qual passa o município de Laguna, é o número excessivo de cachorros nas ruas. Não há discussão no ponto de que os pequenos animais não têm culpa da ação do homem. Propomos o presente requerimento a fim de que o município possa encontrar uma solução paliativa e amenizar esta situação. Nossa proposta se baseia nos convênios com clínicas veterinárias, para que os cães, ao serem retirados das ruas, recebam tratamento médico-veterinário e passem por processo de castração. Recomenda-se ainda, que após tal processo o animal fique internado na clínica por um prazo compatível e após, encaminhado à adoção, dando especial destaque ao trabalho que já vem sendo feito pelos voluntários. O fundamento desse requerimento reside ainda no fato de que outras cidades por não possuírem condições de terem uma clínica veterinária municipal, assim o fazem, inclusive, na região da Amurel e tal fator, ou ação, seria de grande valia no momento pelo qual passamos, amenizando o sofrimento dos animais, dando dignidade aos mesmos e atuando frente a problemas relacionados ao meio social de nossa cidade”.

Sessão 29/05/2013

Vereadores Andrey Pestana de Farias e Rogério Medeiros
“Req. Nº425/13 - Solicita ao Sr. Everaldo dos Santos, Prefeito Municipal de Laguna, reitero o requerido através do Requerimento nº 125/2013, o qual foi aprovado na 3ª Sessão Ordinária do presente e possui a seguinte ementa: “Solicita-se sua prestimosa colaboração no sentido de proceder à confecção de termo de convênio com clínicas veterinárias do Município de Laguna a fim de possibilitar amenização do problema relacionado aos cachorros que se encontram nas ruas, enquanto não se consegue a efetivação da construção de uma clínica veterinária municipal.”

Sessão 07/06/2013

Vereador Renato Borges de Oliveira
“Req. Nº504/13 – Solicita ao Sr. Everaldo dos Santos, Prefeito Municipal de Laguna, a gentileza de dispensar a máxima atenção, para a proteção dos animais. Por exemplo: local próprio e adequado (canil), pessoal qualificados, inclusive veterinários para o devido tratamento. Em outras palavras, desenvolver um projeto modelo”.


8 comentários:

  1. Parece que nada mudou na Terra de Anita.E onde estão os vereadores,Secretário da Saúde e prefeito que não tomam nenhuma atitude.A cidade continua abandonada,e o povo votou por mudança.Pobres cães,presos sofrendo com fome,frio.sem medicamentos e veterinário.Na vida tudo tem volta.

    Vanessa Silva dos Santos.

    ResponderExcluir
  2. Tristeza de ver que continua a mesma coisa na Laguna.Uma pena que também os pobres animais pagam
    pela inércia dessa gente desumana.

    Carlos Duarte

    ResponderExcluir
  3. Interessante que vereadores apresentaram requerimentos e não houve resposta do poder executivo perante tais solicitações legislativas. Quando um prefeito é eleito, ele recebe uma procuração unicamente para cuidar dos interesses do povo e deve satisfações ao mesmo. Povo este ora representado pelos vereadores que deram a esses através do voto, uma procuração para acompanhar, fiscalizar o executivo etc. Diante da tal ausência de resposta do poder publico perante os edis, sinceramente sinto-me desrespeitada como cidadã (povo). E o canil, Valmir..isto é uma vergonha, as fotos falam por si, falta de competência! E JÁ ESTOU CANSADA DE OUVIR AS MESMAS RESPOSTAS DE SEMPRE: “NOS HERDAMOS...” VCS FORAM ELEITOS PARA SER A TAL MUDANÇA ESPERADA PELOS CIDADÃOS, MÃOS A OBRA, QUEM VIVE DO PASSADO É MUSEU.Mari Ghedin

    ResponderExcluir
  4. Mesmo que o problema seja um resquício da administração passada, a atual tem obrigação de resolvê-lo. Maltratar animal é crime. Abandoná-los também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Zuleida, não é resquício não, é herança maldita do governo anterior, que esse novo(?) governo eleito para executar mudanças, não está fazendo.

      Excluir
  5. Raquel Bongiolo Molter02/08/2013, 12:49

    para tratar bem dos animais não precisa de licitação. Alguns cães estão em pele, osso, pulga e sarna. Para tratá-los não precisa de prazo e sim de um Veterinário que vá atender, cuidar, vacinar, medicar....
    Os animais estavam dormindo no cimento molhado, sujo, cheio de fezes, urinas...os potes verdes, cheiro desagradável e famintos.
    Trocar a ração por uma melhor, não resolve o problema.
    Estamos cientes que o Canil foi herdado da antiga administração, mas alimentar, cuidar, limpar, tratar é o minimo que vcs possam fazer no momento, para isto não precisa de prazo e sim de atitude e compaixão pelos animais que lá estão!!!

    ResponderExcluir
  6. Onde estão esses políticos pagos pelo povo,que nada fazem em favor desses pobres bichinhos.Trancar os animais para passar fome e frio é desumano.Será que essa "gente" dorme em paz. Porque os vereadores não vão fazer uma visita no Canil.Que participem dos problemas da cidade e não fiquem só na conversa. Paulo dos Santos

    ResponderExcluir
  7. Caro Valmir,o que faz esses nobres vereadores além de estenderem suas férias.Isso é caso de Ministério Público.Será que nessa cidade não tem gente com autoridade para acabar com essa atrocidade contra os pobres cachorros indefesos.

    Cléia Duarte

    ResponderExcluir