sábado, 14 de junho de 2014

Sumiu o busto em bronze de Jerônimo Coelho situado no Centro Histórico da Laguna

A Praça Jerônimo Coelho, no Largo do Rosário, no Centro Histórico da Laguna, amanheceu neste sábado sem o busto de Jerônimo Coelho. 
Pedestal amanheceu vazio. Uma das placas (a outra, em acrílico, está uma sujeira)
com dizeres informativos, mais abaixo, já sumiu há tempos.

O pedestal que trazia o busto do ilustre lagunense, o catarinense de maior renome do Império, fundador da Imprensa e da Maçonaria Catarinense, amanheceu vazio.
No próximo 28 de julho se comemora 183 anos da criação e circulação do primeiro jornal em nosso estado, O Catharinense. 



Em Florianópolis, ano passado, os bustos de Victor Meirelles, José Boiteux, Cruz e Sousa e Jerônimo Coelho foram furtados do Jardim Oliveira Belo, Praça XV de Novembro. Até hoje não foram recuperados e outras peças estão sendo confeccionadas para reposição.
Laguna seguirá o triste exemplo?
O que diz a Associação Catarinense de Imprensa/Casa do Jornalista? Alô, Alô presidente Ademir Arnon e jornalista Moacir Pereira. O que dizem as quatro Lojas Maçônicas da Laguna? Nem uma moção de protesto pelo sumiço? Um pedido de providências? E daí vereadores?

***
O leitor é testemunha. Não me canso de repetir aqui há anos sobre a situação dos nossos monumentos (Ainda em fins de maio último repeti a dose. Veja:

E mais algumas publicações:




Nossos monumentos e pontos turísticos estão abandonados, sem maiores cuidados e limpezas. Reina a escuridão em todos eles. Placas em bronze foram furtadas (Tordesilhas, Busto de Garibaldi, Nª Senhora da Glória, Obelisco, Domingos de Brito Peixoto, Almirante Lamego, etc) e até hoje não repostas. E ninguém, ABSOLUTAMENTE NINGUÉM, dá bola!
Na Praça Jerônimo Coelho, por exemplo, onde sumiu o busto, não há câmara de segurança instalada e luminárias estão queimadas.

Há que se preocupar mais com nossa cultura e história que estão indo pelo ralo do desinteresse de nossas autoridades municipais. E daqui a pouco mais de um mês uma nova Semana Cultural faz parte do calendário. Comemorar o quê?
E milhares de livros da Biblioteca Pública Romeu Ulysséa continuam em caixas no chão! E as poucas estantes que existem estão completamente enferrujadas. Risco até de tétano nos leitores!            
Blá-blá-blá sem atitudes de nada adianta.

Pergunto: Na troca de governo passado, no início de 2013, foram feitos inventários nos Museus Anita Garibaldi e Casa de Anita? 

E no acervo Garibaldino do professor Rau (cedido em comodato pelo governo do estado através da Fundação Catarinense de Cultura) para Laguna? Faltam peças ou não? Se faltam, quantas e quais? Onde foram parar? Alguém foi responsabilizado? Registrou-se as ocorrências à época? A Laguna corre ou não o risco de perder o acervo do arquiteto, historiador e escritor Rau?
Se perdermos o acervo alguém tem de ser responsabilizado.
Por que não alugar ou adquirir um imóvel condizente e transferir para lá o maior acervo sobre Garibaldi, Anita e a época em que viveram?

E já que estou perguntando, vou continuar: Qual a arrecadação mensal de ingressos nos dois Museus?  Têm balancetes publicados? Quero trazer aqui para os leitores. Onde é aplicada a arrecadação?

Eis o Busto em bronze de Jerônimo Coelho que sumiu do pedestal no Centro Histórico da Laguna.
E AGORA?
Atualizado em 16/06/2014, às 12:00h

Soube agora há pouco, extra-oficialmente - site da prefeitura ainda não publicou o ocorrido - que o busto de Jerônimo Coelho teria sido recuperado pela Guarda Municipal - graças à denúncia telefônica de um morador das proximidades da praça - e hoje à tarde será entregue à Fundação Lagunense de Cultura. Um sujeito embriagado arrancou a peça do pedestal  na noite de sexta-feira. Graças à denúncia do morador, que presenciou a cena, a Guarda Municipal chegou a tempo de recuperar o busto que rolava pela calçada.
Não se enquadra como danos ao patrimônio público?

Melhor assim que o busto foi recuperado, mas não retiro uma palavra do que escrevi acima. 
Que o acontecido sirva de alerta às nossas autoridades. Nossos monumentos estão abandonados e precisam de manutenção, iluminação e segurança. Não há câmera de segurança no local. 
Se um sujeito embriagado consegue arrancar um busto é porque a peça não está bem fixada. Não é o caso de reforçar todos os monumentos e placas?
Parabéns primeiramente ao morador que denunciou a cena à Guarda Municipal,  e a esta que prontamente agiu.

2 comentários:

  1. Que tristeza! Será vão levar a Estátua da Anita também? Se não reforçarem parafusos e vigilância logo o pedestal vai estar vazio.
    João Carlos Nunes

    ResponderExcluir
  2. com a palavra os "representantes" do povo ....

    ResponderExcluir