quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Gratuidade nos Museus da Laguna, uma medida questionável

Abrir mão de arrecadação? Em plena temporada? Nada como uma cidade rica

É de se questionar o decreto anunciado semana passada pela Fundação Lagunense de Cultura, através de seu presidente Norton de Araújo Mattos, e assinada pelo prefeito Everaldo dos Santos, em suspender (isentar) até 6 de março de 2016, a cobrança de ingressos para os dois museus lagunenses, Anita Garibaldi e Casa de Anita.
Abrir mão de arrecadação? Nada como uma cidade rica.

Gratuidade fomentaria o turismo?
A alegação é de que tal medida fomentará o turismo na Laguna.
Como assim? Justamente agora nesse período de temporada de veraneio que se inicia? 
Mas não cantam e contam em versos e prosas que Laguna vai receber milhares de turistas? Há pouco tempo não queriam (ainda querem?) cobrar uma chamada “taxa de turismo” do visitante para ingressar na Laguna?

Na grande maioria dos museus do mundo cobra-se ingresso do público para visitação, com as devidas isenções de praxe previstas em lei, é óbvio.
Não cobrar ingresso penso que vai de encontro a princípios de administração de se autogerir um negócio.
Não há dinheiro nem para merendas nas escolas e abre-se mão de arrecadação. Cidade rica é outra história...

Realizar promoção em dias da semana, reduzir o valor do ingresso, buscar atrair o visitante com uma maior divulgação do acervo, etc. são medidas aconselháveis e até bem vindas.

A gratuidade de ingresso penso ser uma medida que pode ser simpática em princípio para alguns, mas é contraproducente em seu final. Uma medida meio popularesca até.
Então, para ser coerente, que não se limite até março de 2016, que se estenda a medida, inclusive - e principalmente - na baixa temporada.

Cobrança de ingressos é questão de gestão, de gerenciamento autossustentável
A cobrança de ingressos para os dois Museus da Laguna é uma questão de gestão, em minha opinião.
Dizem os técnicos da área que os museus devem ser mais autônomos e, por consequência, mais sustentáveis, com isso tornando-se mais eficientes e com qualidade nos serviços prestados ao público.
Não é isso que pregamos tanto na iniciativa privada como no serviço público? O gerenciamento autossustentável?

Bem por isso, técnicos e estudiosos da área recomendam que os museus devem atrair, seduzir e convencer as pessoas a pagarem ingressos para suas exposições. Inclusive com o oferecimento de produtos, as chamadas lojinhas, tais como cartões postais, livros, livretos, canecas, calendários, réplicas de objetos, pingentes, broches, etc., no afã de captar recursos do público. Evidentemente que recursos bem administrados.

Por exemplo. No governo do ex-prefeito Nelson Abrahão Neto (1989-1992), os ingressos em maior tamanho estampavam obras de artistas plásticos lagunenses, como Chachá, Artur Cook e outros, que reproduziam paisagens da nossa Laguna. Quer dizer, além de prestigiar a classe, o próprio ticket era um souvenir, uma lembrança que o turista desejava levar.

Na Laguna se faz exatamente o inverso. Institui-se a gratuidade para tudo. Pouco ou nada é explorado em prol do desenvolvimento da cidade, do verdadeiro fomento turístico.
Os Molhes da Barra e o Morro da Glória são dois exemplos - há outros - de pontos turísticos que bem poderiam dar retorno diretamente. Não dão. 

Arrecadação tem de ser controlada e fiscalizada
Como as dotações orçamentárias governamentais para os museus são pequenas ou até inexistentes, é necessária a captação de recursos, e um dos meios mais rápidos é através da cobrança de ingressos.
Com isso os próprios recursos arrecadados servem à manutenção dos prédios e pequenos reparos, além de aquisição de material de limpeza, higiene, expediente e até pagamento de salários.

Arrecadação com transparência
Evidentemente que essa arrecadação tem de ser devidamente fiscalizada, com emissão de tickets, recibos, controle através de catracas de visitantes, além da publicação no Diário Oficial de balancetes mensais e anuais com números arrecadados e de visitantes.
Desconhecemos nos últimos anos na Laguna a divulgação desses balancetes, números de visitantes nos dois Museus, origens, totais arrecadados. Como era (e é) feito o controle? Tickets, recibos eram expedidos?

Museus sem a devida atenção
Há muitos anos, essa é que é a realidade, os dois museus da Laguna não recebem a devida atenção por parte do poder público.

Museu Anita Garibaldi
O Museu Anita Garibaldi até passou por uma reforma e revitalização há poucos anos, mas várias peças de seu acervo ficaram depositadas em outros locais, perderam-se, estragaram-se devido às obras realizadas. Algumas teriam até sumido.
Até hoje, por exemplo, não foi elaborado o seu Plano Museológico. Sabe que uma empresa foi contratada para realização do serviço mas a licitação foi parar na justiça.

Museu Casa de Anita
A chamada Casa de Anita está precisando de reforma e pintura, há goteiras, umidade, mofo. Sem falar numa iluminação interna mais condizente e externa não existente.
E funcionários com mais conhecimento de história e do acervo que possam acompanhar os visitantes. Os dois Museus da Laguna praticamente estão nas mãos de estagiários que nem são ligados à área e demonstram, muitos deles, completo desconhecimento de seu trabalho.

Há que saber aproveitar as potencialidades que nossa cidade oferece, suas belezas naturais aliadas a uma boa infraestrutura que permita melhores acessos, sanitários, etc.

Assim fomentaríamos verdadeiramente o turismo em nossa cidade. No meu entender não precisamos de medidas paliativas. Que podem até dar manchetes simpáticas é bem verdade, mas não resolvem nem um pouco os problemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário