segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BNDES explica porque as obras do Mercado Público da Laguna estão paradas

As obras de restauração e adequação do Mercado Público da Laguna seguem paradas pela falta de liberação de recursos. O BNDES explica as causas

O Banco, através de correspondência enviada à Câmara de Vereadores de nossa cidade, mostra os motivos das obras estarem suspensas.
O ofício recebido atende requerimento do vereador Andrey Pestana de Farias (PSD), que no Grande Expediente desta segunda-feira fez pesadas críticas ao prefeito Everaldo dos Santos sobre o fato. 
"Falta é competência e vergonha na cara pro prefeito. Se tivesse, a cidade não estaria desse jeito", disse o vereador. Que foi além, ressaltando que "Há muitas autoridades que vão para as rádios para falar bobagens".

Foto: Elvis Palma
Em sua correspondência o BNDES esclarece que, “no momento, a liberação de recursos ao projeto de restauração do Mercado se encontra suspensa por motivos externos a este projeto específico, mas relativos à Beneficiária do apoio, ou seja, a Fundação Lagunense de Cultura”.

E quais seriam esses motivos externos?
Diz o BNDES que “A Fundação Lagunense de Cultura não comprovou, até o momento, a adequada execução física e financeira dos projetos culturais de implantação do Memorial Tordesilhas e de execução do Projeto Museográfico do Museu Casa de Anita, ambos apoiados pelo BNDES no âmbito do contrato”.

O BNDES também informa que em setembro de 2015 tomou ciência a partir de ofícios do Departamento da Polícia Federal de Santa Catarina, “da instauração de investigação criminal com o propósito de apurar, dentre outros fatos, a suspeita de crime no processo licitatório para a contratação dos prestadores de serviços responsáveis pela execução desses dois projetos”.

Logo, a liberação de recursos para o Mercado Público só poderá ser retomada com a correta execução dos dois Projetos acima citados. 
Foto: Valmir Guedes Jr. Placa não mais existente defronte ao Mercado.

Na obra, será investido um total de R$ 3.779.742,16. O BNDES informa também que foram reembolsados até agora R$ 1.200.000,00, que corresponde a 31,7% do valor total. O prazo de conclusão para o término da obra, já expirado há mais de quatro meses, foi de 15 de abril de 2016.
E finaliza o BNDES que “na impossibilidade do cumprimento, serão aplicadas as devidas penalidades previstas em Contrato”.

Eis a verdade dos fatos, senhores. Nada mais
Enquanto não se resolverem as prestações de contas, as pendengas judiciais dos Projetos Memorial Tordesilhas e do Museográfico Casa de Anita, as obras do Mercado Público com recursos do BNDES não terão continuidade.

O prefeito Everaldo dos Santos promete pelas rádios a inauguração da obra do Mercado para este ano. Não passa meramente disso: uma promessa feita a meros quatro meses de deixar a prefeitura. Mais uma que não será cumprida.

Eis um péssimo exemplo de má gestão do poder público municipal. É por essa e outras que Laguna está como está.

Que o novo prefeito da Laguna eleito e empossado para o próximo mandato descasque mais esse abacaxi que será herdado.

4 comentários:

  1. Pois é, a péssima administração da Laguna deveria responder por sua negligência, além do mais uma outra Secretaria Municipal ou a Fiscalização do Município também deveria ser penalizada por deixar que a Confer deixe seus trabalhos serem realizados a trancos e barrancos. Carlos Araujo Horn

    ResponderExcluir
  2. Prezado Valmir,
    A situação das obras do Mercado Público da Laguna efetivamente caracteriza mais um descaso do “poder público”, pois, a meu ver não se resume apenas ao Prefeito e autoridades da situação. Vejamos o seguinte: não é de hoje que qualquer um percebia que as obras estavam muito lentas e, que o cronograma não seria cumprido. Também concordo que os responsáveis diretos, não procederam corretamente e, talvez até tenham agido de má fé. Entretanto, em determinado momento um vereador da oposição aguarda a oportunidade (proximidade das eleições municipais), para botar a boca no trombone e disparar ações contra a Prefeitura e demais órgãos envolvidos. Ora, vamos analisar os fatos: os vereadores da oposição deveriam ter acompanhado melhor a obra... sim, uma vez que é parte dos seus deveres para com a população, zelar em tempo integral pela melhor condução dos atos e fatos públicos. Resumindo: não pretendo inocentar o prefeito e demais diretamente implicados, mas, não aceito que somente agora um vereador de oposição venha demonstrar seu “serviço”, levantando esta bandeira de zelo pela Laguna, tendo deixado de atuar no momento adequado. Assim, creio que o vereador possa também ter sido negligente com suas obrigações e, agora esta sendo mais um “oportunista” de plantão.

    Grande abraço do Adolfo Bez Filho (Joinville / SC)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Adolfo, não tenho procuração para defender o vereador, mas vou procurar ser justo com os fatos. Desde o início do mandato o vereador Andrey procurou fiscalizar os atos do Executivo, apresentou requerimentos, cobrou posições e situações. Foi um dos poucos a ser coerente e a exercer verdadeiramente seu papel no Legislativo. Portanto seus alertas, cobranças e denúncias não vêm de hoje, frutos da última hora, no calor de uma campanha, até porque o vereador Andrey não é candidato à reeleição. Grande abraço, Valmir

      Excluir
  3. É lamentável a situação geral de nossa cidade,falta um Prefeito que seja responsável e falta vereadores que fiscalize e pressionem o Prefeito, mas isso somente um vereador não consegue, temos que ter a câmara de vereadores por completa empenhados e interessados a querer o melhor para nossa cidade. Atual administração decepção total. Att: Paulo Tarso

    ResponderExcluir