quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Outra obra “viúva Porcina” será inaugurada na Laguna

O restaurante-escola é uma obra que se arrasta há oito anos, atravessando duas administrações na Laguna.
Em contrato assinado em 2007, através de recursos do Fundo Turismo Brasil, sua construção teve início em 2009, no governo do ex-prefeito Célio Antônio (PT) e mais os quatros anos de Everaldo dos Santos (Pmdb). 
Nunca funcionou.

Tempos atrás, numa grande sacada, o colunista Munir Soares apelidou certas obras inauguradas na Laguna, de viúva Porcina, “aquela que foi sem nunca ter sido”. 


Munir batizou especificamente com tal epíteto, as duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), inauguradas na Vila Vitória, no bairro Magalhães, em abril deste ano.

Isso porque o corte da fita inaugural da obra teve discursos, foguetes, políticos municipais e estaduais, e populares. Mas até agora, ao que se sabe, as Estações não entraram em pleno funcionamento para o devido tratamento biológico por processo anaeróbio do esgoto. 
Continuam na chamada pré-operação. Mas, afinal, a colocação da rede já não terminou?

Aliás, muitos moradores talvez não saibam, mas a maior parte das ruas do centro histórico da cidade não foi contemplada com a passagem do encanamento necessário para as ligações dos esgotos domiciliares. Será em nova etapa, me informou um funcionário da Casan. Mas a taxa será cobrada?

A obra do restaurante-escola merece também ser chamada de viúva Porcina
Fotos: Secom/PML
Site de notícias da prefeitura informa que neste mês agora de dezembro o prédio da escola será inaugurado.

O restaurante-escola é um verdadeiro elefante branco que em atravessando duas administrações vai para a terceira a partir de 1º de janeiro de 2017. Nunca entrou em atividade.

Construído a partir de 2009, na gestão do ex-prefeito Célio Antônio (PT), com recursos do Fundo Turismo Brasil (contrato 0231298, de 07/11/2007, no valor de R$ 544.115,70, com repasse de R$ 390 mil e contrapartida do município, mais aditivos), meses depois teve vários equipamentos furtados.

Lei municipal (nº 1.860/15) autorizou a cessão de uso do prédio para o Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), inclusive com inscrição de alunos.
Agora, após oito anos de sua construção, é noticiado que o prédio será inaugurado neste último mês do ano. Mas não há professores, aulas e nem alunos.

É ou não é mais uma obra pra se chamar de “viúva Porcina”?

Nenhum comentário:

Postar um comentário