sexta-feira, 24 de março de 2017

Feira de produtores locais da Laguna

Você sabia que toda sexta-feira tem feira de
produtores locais no centro histórico da Laguna?

Tudo que é vendido ali é feito artesanalmente por eles mesmos, com alimentos vindos da própria terra. São produtores da Barbacena, Ribeirão Grande e Ribeirão Pequeno que vendem hortaliças, verduras, frutas, queijos, mel, biscoitos, nata, geleias, pães, bolos, salgados, carnes, salames e outros alimentos de tradição local.


“Aqui a gente planta o que dá na época. É coisa pura, que a terra nos dá, sem nada de veneno”, afirma José de Bem, conhecido como Deco, natural do Ribeirão Grande.

Comprar e consumir produtos vindos de produtores locais é uma forma de incentivar a economia da cidade. Além de ser uma maneira de você conhecer a fonte do que está consumindo.


Ivente Carboni, da Barbacena, acorda cedo e passa o dia anterior inteiro produzindo o que vende na feira. A produtora, que tem apoio da Epagri, traz alimentos integrais e sem aditivos químicos. São empadas, calzones, pizzas, barquetes, biscoitos, bolos, pães, bijajica (feito com amendoim), biroró (feito com batata doce), mel e geleias. “Posso garantir que tudo é produzido manualmente e com ingredientes que planto no meu terreno”, reforça.

Há cerca de quatro anos Ivete participa da feira e garante que já tem clientes fiéis, mas afirma que eles precisam de mais incentivo. “A estrutura precisa melhorar e assim atrair mais produtores. Essa feira poderia ser uma referência no centro histórico”, disse.

Carne local
Albertino Marcelino oferece na feira carnes de produtores da região, como costela suína, salame, linguiça, lombo suíno, torresmo e morcilha.
Com as denúncias desta última semana, divulgadas após a Operação Carne Fraca da Polícia Federal, fica o alerta. Busque consumir carnes de frigoríficos da região e procure conhecer a procedência.

Sustentabilidade
Afinal, fala-se tanto em sustentabilidade, mas na prática pouca gente sabe o que é. Mas você sabia que consumir de produtores locais e incentivar a economia regional é uma atitude sustentável? Esse hábito se perdeu com o tempo e a invasão dos industrializados.
Procure saber a fonte do que você consome e como ele é produzido. Isso ajuda a cidade em que você mora e produtores da região. É melhor para todos.

Serviço:
Local: Praça Paulo Carneiro, Centro Histórico, em frente ao Mercado Público.
Horário: Das 6h30 às 11h30

Fonte: PML/Fotos: Gisele Elis/Divulgação

2 comentários:

  1. Boa tarde!
    Esta ideia de tornar estas comunidades auto-sustentáveis vem crescendo em várias localidades em diversos municípios de Santa Catarina.Em Joinville, temos esses locais como opção de lazer aos visitantes e lá mesmo são comprados seus produtos. Muitos até oferecem "cabanas" nos fins de semana. Aqui em Blumenau temos a Vila Itoupava, aonde é promovida a cada mês uma caminhada junto àquela comunidade e aonde também são adquiridos seus produtos. Eu até sugeria que fizessem esses passeios nas nossas comunidades daí. Exemplo: A Região do ribeirão Pequeno é linda. Do outro lado temos a Caputera, Barbacena, etc...São lugares excelentes para serem explorados e visitados, assim como para adquirir seus produtos diretamente dos seus produtores locais. São lugares belíssimos, de fácil acesso, faltando somente a iniciativa da própria comunidade junto aos órgãos competentes para mais um incentivo ao turismo em Laguna. Dá até para essas comunidades criarem uma "espécie" de Pesque e Pague...
    Fica a dica!

    Fatima Martins

    ResponderExcluir
  2. Boa noite! Gostaria de informações sobre quem vende polpa de butiá.

    ResponderExcluir