sábado, 11 de março de 2017

Sino do Museu Anita Garibaldi

Escrito pelo Arquiteto Dagoberto Martins

Aos Patetas que, ou roubaram, ou encomendaram o roubo ou receptadores/compradores de objetos históricos roubados: 

Vocês têm nas mãos apenas uma peça de cobre misturado com um pouco de estanho, conhecido já há milênios. E duvido que consigam separar o cobre do estanho.
Vocês não conseguiram um sino com esse valor histórico que pensam.

Olhem as fotos, podem ver que esse falado sino não é original do prédio. Vale como referencia, mas não é original. Segundo o Sr. Aires Rodrigues, encarregado das obras de recuperação do prédio (década de 1950) não havia sino algum ali.

O Sino do Povo original seria desses “sinos de mão”, aqueles que nos “lembravam” para o inicio das aulas no antigo Ginásio Lagunense.
A esses membros do criminoso mercado negro de obras de artes sugiro que se informem melhor antes de negociar a compra desse pedaço de bronze.

Se nosso sino tem algum valor é ali, no topo da escadaria, tribuna, do Museu Anita Garibaldi, antiga Casa de Câmara e Cadeia.

Lembrando que como o sino não era o original, nada impede que ali se instale um novo.


*********************************


P S: Há uma matéria-pesquisa intitulada "O sino do povo", publicada neste Blog, que fiz sobre o sino em agosto do ano passado, poucos dias após seu furto. 
Nos dados que colhi não há referência a um "sino de mão", como cita o arquiteto Dagoberto Martins, que promete para breve maiores dados e a fonte originária dessa informação que ele colheu.
 Para ler a matéria basta clicar aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário