sexta-feira, 2 de junho de 2017

Esclarecimento

Passei os últimos dias, cerca de duas semanas, afastado desta página, pesquisando e escrevendo as biografias de dois lagunenses de nossa saudosa memória: dr. Erwin Rubi Peressoni Teixeira e dr. Norberto Ulysséa Ungaretti, que foram homenageados com nome de rua e avenida pela Câmara de vereadores da Laguna. Merecidamente, saliente-se.

Escrevi as biografias usando minha memória e lembranças de conversas, e também pesquisando em diversas outras fontes, além de entrevistas que fiz em busca de maiores dados. Por isso a demora.
Publiquei as duas biografias ontem e saliento que fui o único na imprensa lagunense a fazê-lo até o momento. Penso, modestamente, que as biografias poderão servir futuramente como material valioso de pesquisa, de consultas a historiadores, estudantes e aos familiares dos homenageados e seus descendentes.

Um dia antes, na quarta-feira, postei um comentário discordando somente da retirada do nome de uma antiga via pública no Mar Grosso para colocação de outro nome. Hoje foi embora a engenheiro Gaffrée, amanhã qual será? Não sou somente eu que tenho esse entendimento quanto a troca-troca de nomes, muita gente também é da mesma opinião.
Além de transtornos cadastrais que essas mudanças causam aos Correios, prefeitura e cartórios, acho – e continuo achando – que ao trocar nomenclaturas apaga-se, evidentemente, o nome do homenageado anteriormente. E se assim o foi em recuados tempos, é porque mereceu a homenagem dada pelos vereadores e prefeito da época, mesmo que seus filhos, netos e bisnetos não morem hoje mais aqui, mesmo que não exista mais ninguém da família, mesmo que todos tenham morrido. É uma questão de memória e história e de ser justo e perfeito com nossos antepassados, entendem?

Em nenhum momento não concordei com a justa homenagem ao dr. Erwin feita pela Câmara e sancionada pelo prefeito. Muito pelo contrário! Bem por isso, com orgulho, atenção e carinho, elaborei sua biografia.
Dr. Erwin foi uma pessoa que sempre estimei, respeitei e que sempre gostou muito de mim e eu dele. Quando nos encontrávamos ficávamos horas conversando sobre Laguna e seu passado. Esse respeito penso que deixei bem claro em todas as matérias postadas até hoje e na entrevista que realizei com ele para meu livro “A última viagem do Malteza S”, quando ele corajosamente, em 1979, como juiz da Comarca, mandou entrar técnicos ambientais no navio encalhado na Praia do Gi, de bandeira grega, salvando Laguna de um desastre ecológico, quanto ao risco de óleo derramado.

Lamento o entendimento errôneo, a leitura equivocada dada a uma única palavra pinçada fora do contexto que alguns membros da família fizeram, em especial o Erwin Filho e Dª Asta, motivando até uma carta-aberta em rede social. Pode ser que a palavra até não fosse a mais adequada porque sujeita a interpretações dúbias, já que me referia única e exclusivamente ao Legislativo lagunense.

Não acho correto – e friso mais uma vez - substituir nomes de logradouros que homenagearam pessoas. Ainda há muitas ruas, avenidas, estradas gerais, projetadas e demais vias em nossa cidade que estão a merecer homenagens.
Esta é minha opinião, isenta e respeitosa e prezando uma família que eu sempre quis bem, com muito carinho. Filhos, tios e tias são testemunhas disso ao longo de todos esses anos. Minha conduta de vida e meus escritos são as maiores provas disso.

A propósito, trecho da biografia dele lida quando da homenagem no dia 9 de maio lá no Fórum e aqui publicada no Blog, foi eu que redigi anteriormente, a pedido de sua filha. Não havia material biográfico na internet, a não ser os que foram escritos por mim ao longo dos anos aqui nesta página. Agora há material farto, para todo o sempre.
Espero ter esclarecido e colocado um ponto final no assunto.


Valmir

16 comentários:

  1. Gustavo Fernandes02/06/2017, 11:22

    Caro Valmir, parabéns pelo trabalho realizado nas postagens. Prestas um grande serviço à memória de nossa cidade e neste caso estás certíssimo. De fato, é de um desrespeito tamanho renomear ruas com nomes de figuras ilustres, desfazendo homenagens e apagando os nomes de nossa história. Pergunto-me: sobre os interesses de quem os nossos vereadores legislam?

    ResponderExcluir
  2. Entendi perfeitamente o que escrevesses, ficou bem claro e só não entende quem não quer. Meus parabéns pelos textos e pela biografias que sempre estampas aqui há muitos anos dos personagens da nossa Laguna, de imenso valor para todos nós.

    Vilmar Coelho - Florianópolis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço as palavras e a leitura aí de Florianópolis, meu amigo.

      Excluir
  3. Desenha da próxima vez, quem sabe assim todos entendam!!!!##
    E parabéns pela matéria!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço o apoio, e entendimento, meu amigo, professor, ator e carnavalesco lagunense.

      Excluir
  4. Material de grande valor literário e cultural. Também sou contra alterar nomes de ruas, tirando os nomes de quem já recebeu, riscando a história.
    Abreu Campos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro agradeço as palavras e seu discernimento.

      Excluir
  5. Valmir, boa noite
    A exemplo do comentário que efetuei em relação a sua postagem sobre o “Troca-troca de nomes de ruas”, do último dia 31/05/17... venho complementar com o seguinte: qualquer pessoa de inteligência mediana e sem o propósito de distorcer os fatos, não irá perceber em momento algum, que existe qualquer insinuação contra as pessoas que estão sendo homenageadas, ou seja, os saudosos Drs. Norberto Ulysséa Ungaretti e Erwin Rubi Peressoni Teixeira. Assim, fique tranquilo quanto a forma correta como você muito bem se expressou, já que o objetivo era claramente discordar da forma extremamente deselegante como a Prefeitura da Laguna, conduziu o projeto em questão. Reafirmo o que registrei no comentário mencionado no início desta, onde o historiador lagunense Saul Ulysséa no seu livro A LAGUNA DE 1880 (editado em 1940), na página 22... já reprovava a atitude da Prefeitura, que tinha alterado a denominação da rua Hercílio Luz, para rua Osvaldo Aranha... como é até hoje conhecida.
    Finalizando, temos no seu “blog” uma fonte de informação, onde principalmente a geração atual poderá conhecer muito da Laguna, já que sua rica história está dispersa em diversos livros e demais publicações. O que se lamenta é que sempre existem pessoas “difíceis”, mas, estes não deverão ser obstáculo para sua boa intenção em abordar temas delicados. Neste sentido, vou me socorrer do que menciona um dos homenageados com o nome de rua, no caso, o Dr. Norberto Ulysséa Ungaretti, que no seu livro LAGUNA: Um Pouco do Passado, na página 14... escreve “Mas, é também um esforço que compensa, e que fica, e que proporcionará conhecimentos interessantes, quando não leitura prazerosa, aos que gostam destes assuntos. Não são todos, é verdade, mas também não foi para todos que escrevi” (sic) o grifo é meu.
    Adolfo Bez Filho – Joinville SC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Adolfo, é isso mesmo. Escrever é meio ingrato porque a gente expõe ideias, posições e às vezes acaba não sendo compreendido por alguns. Mas o saudoso dr. Norberto tinha razão como bem lembrasses, a gente não escreve pra todo mundo. Grande abraço.

      Excluir
  6. Parabéns amigo Valmir, sempre achei sua escrita espetacular, bem redigido e fácil entendimento. Sua colocação é nobre mais com sinceridade, incapaz de ter entrelinhas , és direito e objetivo. Continue sempre assim, nos proporcionando riquezas de histórias.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. O cara manda bem, faz uma pesquisa danada, uma ótima biografia com foto e é ainda criticado. então tá.
    edson de jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo Edson, são as incompreensões da vida. Fazer o quê né? Um abraço

      Excluir
  8. Parabéns, Valmir! Se alguém teve alguma dúvida sobre a matéria que gerou declarações acaloradas, este texto estorna todas as dúvidas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que sim, minha amiga. Agradeço a leitura e apoio. Um abraço.

      Excluir
  9. OK Valmir , o assunto está esclarecido para mim e para minha família, principalmente porquanto há o reconhecimento da vocábulo infeliz colocado no texto e que gerou nossa manifestação . E de nossa parte , apesar de respeitar tua posição acerca do assunto , mas não concordando em razão da faculdade do " livre pensar " , o episódio está encerrado acrescentando que nossa admiração e afeto familiar pelo amigo não diminuíram com o episódio e sinceramente espero que a recíproca seja verdadeira . Meu abraço fraterno !
    Ervin Filho .

    ResponderExcluir