sexta-feira, 2 de junho de 2017

Sociedade Musical Carlos Gomes pede socorro

Matéria publicada hoje no Diário do Sul estampa a situação lastimável em que se encontra a Sociedade Musical Carlos Gomes de nossa cidade. 
Banda Carlos Gomes Laguna. Foto: Divulgação PML
A centenária Banda pode fechar as portas e para isso não acontecer precisa de ajuda. A Sociedade União dos Artistas, por sua vez, também não fica atrás e está na mesma situação.

“Não é simples arrumar a sede e por ser tombada existem várias restrições e exigências para o reparo. Estamos cansados de promessas. Precisamos manter este patrimônio lagunense. Nosso sonho é ter a sede inteira, com instrumentos novos, uniformes decentes, salário digno para nosso maestro e renda para fazer a manutenção dos instrumentos. Tudo isso para que os músicos desenvolvam seu potencial”, afirma um aluno. Lamentável.
Para ler a reportagem completa clique aqui 

***************
Banda Carlos Gomes
Em 8 de abril de 1882, a Vila da Laguna ouvia os primeiros acordes da Banda que ultrapassaria um século de existência. Este ano a Sociedade Musical Carlos Gomes completou 134 anos. Seu nome é inspirado no autor do clássico brasileiro O Guarani. À frente da Banda, na regência desde 2005, o maestro Deroci de Oliveira.
Atualmente, formada por 45 componentes, tem repertório eclético, com som dedicado a boa música. 

História
A Sociedade Carlos Gomes já teve as seguintes denominações: Santa Cecília, para homenagear a Padroeira dos Músicos, 13 de Maio, em homenagem a Abolição e mais tarde “Carlos Gomes” nome que conserva até hoje, em homenagem ao artista Carlos Gomes.
Hoje, são 45 componentes e uma dezena de aprendizes que, tão logo, serão músicos. Existem vários músicos formados que integram bandas militares e a Orquestra Sinfônica de Santa Catarina.
Seus concertos acontecem nas festas religiosas e nos principais eventos da cidade e de outros municípios catarinenses.

A Banda há alguns anos, lançou um CD, promovendo os aspectos histórico-culturais e artísticos da cidade e divulgando ainda mais a música local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário