sexta-feira, 23 de junho de 2017

Vereador Osmar quer limpeza e manutenção dos monumentos e pontos turísticos

O vereador Osmar Vieira (PSDB), teve aprovado requerimento (nº 0259/17) na Câmara, onde solicita ao prefeito Mauro Candemil que interceda junto ao setor competente para realizar a limpeza e recuperação dos monumentos e pontos turísticos, que encontram-se em péssimo estado de conservação, sem falar que a maioria deles está às escuras.

Aliás, problemas que já apontei neste Blog inúmeras vezes nos últimos anos. Falam muito em turismo, gestores participam de seminários, workshops, fóruns, etc., mas não fazem o básico.
Péssima imagem pra cidade, sinal de abandono e desleixo. Turismo e cultura assim?
Precisa de grandes verbas? Precisa de mirabolantes projetos? Precisa de convênios com o BNDS? Precisa vultosos repasses dos governos estadual e/ou federal?
Precisa de mais quanto tempo de gestão? Seis meses? Um ano? Dois anos?
Ou basta boa vontade e trabalho?

       O vereador Osmar justifica seu pedido dizendo que a população e os turistas reclamam do abandono desses monumentos, que há muito tempo não recebem nenhum tipo de manutenção. 

Abaixo alguns exemplos do abandono e desleixo aos nossos monumentos:

Imagem de Nª Senhora da Glória: falta limpeza e pintura. 

Monumento aos Trabalhadores: Sujo, sem cera e agora também pichado.

Estátua de Anita: falta limpeza e cera.
Busto Clito Araújo: falta limpeza, pintura e cera.

Monumento ao Tratado de Tordesilhas: quebrado, sujo e às escuras.

5 comentários:

  1. Valmir, recebi semana passada entre os feriados dois pesquisadores, um vindo de Taió (SC) e a sua colega de Amsterdã (Holanda). Na saída do nosso encontro me perguntaram da Casa de Anita, se estaria aberta, eu respondi que não sabia, por conta da semana de feriado. Eles aceitaram arriscar ir lá, mesmo que encontrassem as portas fechadas, teriam os monumentos lagunenses para conhecer. Vendo a situação deles, penso, ainda bem que não puderem passar por ali, por mais que a importância histórica seja enorme, a impressão de desleixo da cidade para com sua história é a que fica... Infelizmente.

    Me pergunto, terá que vir outra "tocha" para acender a luzinha da importância dos monumentos e pontos históricos/turísticos lagunenses, bem como de seu patrimônio imaterial que fica trancado em casarios históricos que proporcionam atentados gravíssimos à manutenção dos mesmos. Casa Candemil, quando reabre? Casa de Anita, quando não terá algo furtado? E a Laguna quando vai poder ouvir o repicar do sino do Museu?

    Essas perguntas são tão difíceis de responder quanto a famosa "Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?", "Para onde vamos quando morremos?" ou ainda "Se estamos sozinhos neste universo". Mas, ao contrário destes exemplos, as questões lagunenses são possíveis de se obter resposta. Porém, quando?

    Abraços,
    Luís Claudio Abreu

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Vereador, parabéns ao Valmir Guedes que já vem apontando esse desleixo a muito tempo. " Fazer o simples arroz com feijão ".

    ResponderExcluir
  3. Fazem pouco caso dos nossos monumentos. Enchem a boca pra falar sobre eles mas estão todos abandonados. Edson de Jesus.

    ResponderExcluir
  4. Só uma pergunta: onde anda o secretário de turismo qui ninguem ouve falar? Aliás, Laguna tem secretário de turismo?
    José de Abreu

    ResponderExcluir