sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Hospital da Laguna precisa de auditoria e abertura de UTI é inviável, diz secretário de Saúde

Na tarde desta quinta-feira (30), o secretário estadual de Saúde, Vicente Augusto Caropreso, esteve reunido em nossa cidade com o prefeito Mauro Candemil e diversas outras autoridades.
Na pauta, os problemas enfrentados pelo Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos e sua paralisação a partir de hoje, com somente os serviços de urgência e emergência funcionando.
Hospital Senhor Bom Jesus dos Passos. Foto: Elvis Palma/Divulgação
No encontro estavam presentes Odimar Pires Pacheco, presidente do Sindicato dos Médicos da Região da Laguna; Luiz Felipe Remor, secretário Executivo da 18º ADR Laguna; Luciana Fernandes Pereira, secretária de Administração e Fazenda Municipal; Gustavo Sant'ana, procurador Municipal e Osmar Vieira, vereador. Não houve participação de representantes da administração do Hospital. 

Prefeitura vem repassando em dia e falta certidões negativas de débitos, informa prefeito
Ao se pronunciar o Prefeito Candemil mencionou os diversos problemas que o Hospital de Caridade Senhor Bom Jesus dos Passos vem enfrentando e que desde o ano de 2010 aguarda a implantação da UTI.
O prefeito lembrou ainda que muitos repasses não são feitos à entidade pela falta de CND's – Certidões Negativas de Débitos, disse que a Prefeitura vem repassando rigorosamente em dia os valores conveniados, um na ordem de R$ 75.000,00 para pagamento da hora plantão dos médicos e outro na ordem de R$ 19.000,00 para o pagamento do médico anestesista.
Portanto, frisou o prefeito, a questão da paralisação não é de responsabilidade do município, pois, em todos os momentos que a administração foi procurada, tentou da melhor forma possível auxiliar a entidade. “Precisamos saber qual a real situação do hospital, pois ao que tudo indica, é uma questão de gestão", concluiu o prefeito.

“Começar do zero, medidas enérgicas e intervenção”, sugere presidente do sindicato dos médicos
O Presidente do sindicato dos Médicos da Região da Laguna, Odimar Pires Pacheco sugeriu que deva haver uma ampla reformulação no Hospital e se necessário for, começar do zero. "É momento de se tomar medidas enérgicas".
Pacheco diz que o correto é que haja uma interversão e que se faça de imediato uma auditoria para verificar todas as causas do problema.

“Má gestão e necessidade de auditoria”, diz vereador
O vereador Osmar Vieira (PSDB) tem a mesma opinião e alegou que se trata de má gestão e, sem dúvida, é necessário que o hospital seja ahospital. “Sabemos que os recursos municipais são repassados, só não sabemos a que fim se destina” concluiu.

“Quem não entende do negócio “saúde” tem que sair fora”, diz secretário
Após ouvir atentamente todos os presentes, o secretário de Estado da Saúde, Vicente Augusto Caropreso, como exemplo, citou dois hospitais de sua cidade, Jaraguá do Sul. Segundo ele, um tem plena gestão e não apresenta nenhum problema, porém o outro caminha com muita dificuldade, da mesma forma que o Hospital da Laguna.
"A diferença está exatamente na administração, pois quem não entende do negócio “saúde” tem que sair fora, é necessário atuar, enxugar a máquina e administrar de verdade, com pouco gasto e bom atendimento". E frisou o secretario: "O negócio da medicina deve ser tratado como um verdadeiro negócio. De nada adianta ter um elefante branco inoperante, é preciso saber quais alas deverão estar abertas e identificar qual a potencialidade do Hospital".
O secretário se propôs buscar alguns recursos para o próximo ano, sem mencionar valores, porém salientou que essa sangria deve ser atada e para isso disponibilizará sua gerente de gestão a fim de potencializar a entidade e identificar os problemas através de uma auditoria, sem isso, o problema continuará se arrastando.

UTI é inviável para Laguna
Ao finalizar, o secretário de Saúde foi questionado sobre a UTI e sem pestanejar disse que a abertura da Unidade de Terapia Intensiva será como dar um tiro no escuro. "Essa UTI é inviável para o município".

Casos de urgência e emergência serão atendidos
O presidente do sindicato dos Médicos, Odimar Pacheco lembrou que o sindicato tomou todas as providências e informou os demais hospitais da região, o Corpo de Bombeiros, juízes e promotores sobre a paralisação do hospital da Laguna. 
Garantiu o presidente que os casos de atendimento aos pacientes já internados continuarão com seus respectivos atendimentos, assim como também os casos de urgência e graves. Os demais casos serão encaminhados aos hospitais da região.
Fonte: PML

Nenhum comentário:

Postar um comentário