quarta-feira, 16 de julho de 2014

O mais do mesmo

Já escrevi aqui nestas páginas, em vários anos e administrações, sobre a realização da chamada “Semana Cultural da Laguna”.
Não me repito ao leitor, já estou cansado de me reproduzir aqui em tantos outros assuntos. Se houver interesse em alguma leitura, basta clicar, por exemplo, em:

Pois ontem, terça-feira, a menos de uma quinzena do início do evento, foi divulgada oficialmente a programação no site da prefeitura da 33ª Semana Cultural, a ser realizada este ano.

Programação aqui:

Que acharam? Leram direitinho? Novidades?  Gostaram? Não gostaram?
Como se lê, não haverá - mais uma vez - nem tomadas nem repúblicas. E nem vou entrar no mérito da questão, que o assunto dá pano pra manga.

50 mil reais para o Moto Laguna de inverno
A Semana é quase uma repetição em algumas atrações de anos anteriores. Exceção da realização do encontro de inverno de motociclistas, através do Laguna Moto Clube, entidade, é bom salientar, que recebeu da prefeitura, via Fundo Municipal de Turismo, através do Convênio 024/2014, a importância de 50 mil reais para realização do evento.
Nada de concurso literário, maratona fotográfica, torneio de pesca, futebol, mostra de cinema, encontro de bandas, corais, etc. Sequer umas rodadas de dominó.
Aliás, não há nem a participação do nosso Coral Santo Antônio dos Anjos!
E o Boi de Mamão? E as Bandas Carlos Gomes e União dos Artistas?
A Semana Cultural não é para resgatar a história e tradição?

No programa divulgado também não consta a tradicional salva de tiros às 6 da manhã, no dia 29, lá dos altos do Morro da Glória.
Ou querem a surpresa ou esqueceram de citar.

Vivas para a homenagem ao artista plástico Richard Calil Bulos, pena que chega tão tarde, ele que tanto lutou por Laguna através de seus escritos. E pagou muito caro por isso. Mas  Xaxá não gostava de homenagens, é bom que se diga. Mas exposição é sempre bem vinda.

E vivas também para o cartaz da Semana Cultural deste ano, que estampa o arquiteto, historiador, escritor e pesquisador Wolgang Ludwig Rau, responsável, junto com Salun Nacif, pela quase totalidade dos monumentos históricos da cidade (Tordesilhas, Jerônimo Coelho, Domingos de Brito Peixoto, Garibaldi...) além do projeto arquitetônico do Cine Teatro Mussi, inaugurado em 1950.

Mas a melhor homenagem que Rau poderia receber, seria a criação e inauguração de um espaço adequado, condizente, para receber sua valiosa coleção garibaldina, atualmente apertada na Casa Pinto Ulysséa.
E não deixar - jamais! - que seu acervo - cedido em comodato - retorne ao governo do estado, via Fundação Catarinense de Cultura - FCC, por isso ou por aquilo. Seria um absurdo!

Esqueceram a homenagem ao fundador?

E, finalmente, uma omissão imperdoável. 
Alô, alô, Leonardo Pascoal, alô, alô prefeito Everaldo dos Santos. Não há qualquer menção, no dia 29 de julho, dia do aniversário da cidade, a uma solenidade em homenagem ao Fundador da Póvoa de Santo Antônio dos Anjos da Laguna, o vicentista Domingos de Brito Peixoto.
Depositar, ao menos, uma corbelha aos pés da estátua, ali defronte ao Cine Mussi, ao som do nosso hino e bandeira.
A não ser que já tenham decidido – e eu não fiquei sabendo - que Domingos de Brito Peixoto não é mais o fundador da Laguna.


Pronto! Falei!

Um comentário:

  1. Bom dia Valmir!
    Sou um tanto suspeita em opinar sobre a fundação da cidade, até mesmo porque não resido aí há tantos anos....
    Todavia, por amar tanto minha terrinha, deixo aqui a opção de se fazer um desfile popular, tal qual acontece em algumas cidades aqui do Vale, quiçá em outras que não é de meu conhecimento.
    Geralmente, planeja-se um desfile temático, onde toda a história, desde a colonização, a economia, a cultura, os personagens principais, enfim, até os costumes da populaçao são retratados através da história. Há inclusive, municípios que levam à população, seus principais programas sociais, projetos educacionais, inclusive, prestação de contas através da aplicação das receitas e despesas referentes ao município. Já imagino um desfile temático contando toda a trajetória desde a fundação de Laguna, até os dias de hoje. E olha que não nos faltam historiadores e infinitas histórias a serem retratadas.
    Fica a dica!
    Abraços!
    Maria de Fatima Martins

    ResponderExcluir